A grande base, sobre o qual a sociedade moderna está hoje alicerçada, pode ser definida como: informação. Não há outro rumo a ser seguido, a não ser o caminho da transparência e da ética, neste campo que se difunde e permeia cada vez mais os valores contemporâneos.
Ao relembrarmos o período entre 1875 a 1900 nos Estados Unidos, quando o cenário após a Guerra de Secessão era de prosperidade para os grandes barões, que desfrutavam de um campo livre para poderem explorar ao máximo, todos os recursos que estivessem as suas disposições, onde cabe aqui ressaltar, o caso do famoso magnata William Henry Vanderbilt e a sua célebre frase “o público que se dane” ao ser questionado por jornalistas, sobre o motivo pelo qual ele havia fechado uma ramal ferroviário sem dar qualquer tipo de satisfação a população. Concluímos, que o descaso que rondava a relação entre as indústrias e o resto do “mundo”, era total.
Agora, voltando ao panorama atual, imaginem hoje, uma situação dessa! Com certeza, seria inadmissível e teria por conseqüência um "abalo sísmico" na estrutura da empresa. Com a difusão das plataformas de comunicação, o consumidor tem em suas mãos a oportunidade de ter a sua voz, e manifestar a sua opinião em relação ao atendimento da empresa, e desta forma propagar a sua mensagem, para que as outras pessoas possam estar informadas sobre a credibilidade da mesma. São inúmeros sites, que tem como proposta mediar o debate entre o consumidor e a empresa, como no caso do "Reclame Aqui", neste espaço, além do consumidor poder reclamar, ele tem acesso a rakings como: as empresas que prestam o pior serviço de telefonia móvel, e desta forma estar prevenidos antes de efetuar qualquer compra.
Mas, infelizmente, mesmo com os grandes holofotes que fazem clarear as sombras das inequidades das empresas que tentam mascarar as suas verdadeiras faces, ainda há muita roupa suja para ser lavada. Pois, existem muitos monopólios, que, devido ao fato, de não haver concorrência que os ameace, se portam como os proprietários de algumas empresas que geraram sérios problemas a 100 anos atrás, dizendo para a sociedade assim como Vanderbilt: “o público que se dane”!
Nenhum comentário:
Postar um comentário